quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Evite os 10 erros mais freqüentes nos currículos

por Peter Vogt

Resulta ser mais fácil do que parece cometer algum erro no currículum e extremadamente difícil reparar os danos a sua imagem uma vez que o empregador recebe o curriculum com tal erro. Pelo tanto, a prevenção dos erros é indispensável, especialmente se é a primeira vez que vai elaborar um currículum. Vamos detalhar alguns dos erros mais freqüentes e a forma em que pode evitar tais erros.


Erros tipográficos e gramaticais


Seu currículum precisa ser gramaticalmente perfeito. Se ele não for gramaticalmente perfeito, os empregadores vão formar algumas opiniões desfavoráveis de você à base desses erros, tais como: “este candidato não sabe escrever bem,” ou “é óbvio que este candidato não tem interesse no emprego.”


Falta de informação específica


Os empregadores precisam entender o que o candidato já fez e quais foram as conquistas profissionais dele. Por exemplo:


• Trabalhei com os funcionários num restaurante.


• Recrutei, contratei, formei e supervisei a mais de 20 funcionários num restaurante que contava com ventas anuais de R$4 milhões.


Estas duas frases poderiam descrever o mesmo candidato, mas é lógico que os detalhes e dados específicos da segunda frase fazem que seja mais provável chame a atenção do empregador.


Tentar elaborar um currículum que sirva para todos os empregos


Toda vez que algum candidato tenta elaborar um currículum único para mandar para todos os empregadores, quase sempre acaba com um documento que os empregadores jogariam no lixo. Os empregadores querem que o candidato escreva um currículum específico para o emprego. Esperam que o candidato mostre de que forma e por que ele encaixa-se no cargo que ele procura nessa organização específica.


Destacar as responsabilidades em vez das conquistas profissionais


Resulta ser fácil passar para um modo de expressão no currículum que simplesmente elabore uma lista das responsabilidades nos empregos. Por exemplo:


• Freqüentei as reuniões em grupo e anotei as atas.


• Trabalhei com crianças numa creche


• Atualizei os arquivos do departamento


No entanto, os empregadores não importam-se tanto pelo que o candidato fez nos empregos quanto o que ele conquistou profissionalmente nas atividades diversas que ele realizou. Os empregadores preferem ler frases parecidas a estas:


• Utilizei o computador portátil para anotar as atas das reuniões semanais e compilei as atas num arquivo baseado em Microsoft Word para servir como referência para a organização no futuro.


• Desenvolvi três atividades diárias para as crianças de idade pré –escolar e preparei as crianças para elas poderem fazer um espetáculo de 10 minutos para comemorar o Natal.


• Reorganizei arquivos difíceis de manejar com 10 anos de arquivos, criando um sistema de fácil acesso para os funcionários do departamento.


Escrever demais ou deixar de escrever suficiente


Apesar do que você pode ter ouvido ou lido, não existem regras reais para determinar a extensão de seu currículum. Por que será? É devido a que os indivíduos que vão ler o documento tem preferências e expectativas distintas ao respeito dos currículuns.


Claro que não quer dizer que você deve começar a distribuir currículuns de cinco páginas. No geral, deve limitar-se a duas páginas. Mas não sinta-se obrigado a usar duas página se uma página só serve. Pelo contrário, não elimine a sustância do currículum só por querer conformar com um padrão arbitrário de uma página.


Uma explicação de objetivos profissionais ruim Os empregadores lêem as explicações de objetivos profissionais, mas acontece muitas vezes que encontram frases vagas tais como, “procuro um cargo que seja um desafio e que ofereça a oportunidade para crescer profissionalmente.” Ofereça um objetivo específico aos empregadores, e ainda mais importante é oferecer algo que enfoque-se nas necessidades do empregador e em suas necessidades também. Por exemplo: “um cargo incial de marketing que seja um desafio e que permita-me contribuir minhas habilidades e experiência à angariação de fundos para as organizações sem fins lucrativos.”


Deixar de expressar-se com verbos de ação Evite usar frases tais como “responsável por...” Em vez disso, use verbos de ação, por exemplo: “resolvi as dúvidas e respondi às perguntas dos usuários como parte de uma equipe de ajuda na informática que servia a 4,000 alunos e funcionários.”


Deixar de incluir informação importante , Por exemplo: existe a tentação de deixar de incluir os empregos que teve para ganhar mais dinheiro para pagar as despesas da faculdade. No entanto, os empregadores geralmente importam-se pelas competências que pode ter aprendido atravez destas experiências (por exemplo: a disciplina de trabalho, competência de manejar os horários).


O currículum tem um visual sufocante


Se seu currículum apresenta informação com texto pela página toda e com cinco fontes distintas, é provável que vai acabar criando uma dor de cabeça para o empregador. Mostre seu currículum para várias pessoas antes enviá-lo. As pessoas que vêem o currículum acham que é visualmente atrativo? Se o currículum é visualmente pouco atraente, revise o documento.


Dados de contato errados


Antes trabalhava com um aluno que tinha um currículum que parecia ser muito forte, mas nenhum empregador entrava em contato com ele. Então um dia perguntei-lhe de brincadeira se o número de telefone que ele incluiu no currículum era certo. Resultou ser um número errado. Depois que ele corrigiu o número, ele começou a receber os telefonemas que tinha esperado. Qual é a moral da história? Confira duas vezes até os detalhes miúdos e os detalhes que você dava por certo – é melhor começar a revisão com antecedência.

RETIRADO DO GRUPO: empregosja

0 comentários:

Postar um comentário